top of page

NOTÍCIAS

27 de julho dia Nacional do Pediatra

A pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência à criança e ao adolescente, essa assistência pode ser tanto no aspecto preventivo, quanto no curativa e é uma das áreas de especialização da medicina mais populares, seja entre pacientes ou entre os profissionais. O pediatra é o profissional formado em medicina, que cursou a especialização na área da pediatria. Ele é o responsável por auxiliar e tratar de questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.




Além de cuidar da criança, o médico dessa especialidade também presta assistência aos pais e familiares, orientado quanto à alimentação e cuidados básicos da saúde. Entre outros assuntos ele deve orientar sobre:

  • Aleitamento materno

  • Vacinas

  • Exames periódicos

  • Crescimento e desenvolvimento neuro psicomotor (processo de mudanças no comportamento motor da criança)

  • Prevenção de acidentes e primeiros socorros

  • Regularidade de consultas, etc

Estes são apenas alguns dos temas relacionados ao desenvolvimento infanto-juvenil!

Além disso, o pediatra é o médico que faz os primeiros exames na criança, desde o dia de seu nascimento, como o teste do pezinho, dos olhinhos e outros ligados ao estado de saúde inicial dos bebês. Entre os principais exames realizados, estão a medição de estatura e peso, rastreamento sensorial de visão e audição, avaliação comportamental e psicossocial e exames físicos em geral.

Ainda, em conjunto aos exames de rotina, que devem acontecer logo na primeira semana de nascimento, o pediatra também acompanha a pressão arterial e saúde bucal, com dicas e orientações aos pais sobre o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.

Quem se dedica a essa profissão, necessariamente precisa ter cursado a faculdade de medicina e recebido a diplomação de clínico geral. Depois disso, é necessário realizar uma especialização em pediatria, que dura em média 2 a 3 anos.

No dia 27 de Julho é celebrado o dia do nacional do médico pediatra, queremos registrar e principalmente parabenizar todos esses dedicados profissionais que diariamente trazem conforto e soluções para o tratamento dos assistidos da instituição, em especial aos profissionais do COHI ( Centro de oncologia do Hospital Infantil Varela Santiago), os oncologistas pediatras: Dr. Wilson Cleto de Medeiros Filho - Coordenador do Serviço de Onco-hematologia do HIVS, Dra. Zélia Fernandes - médica hematologista, Dra. Luciana de Aguiar Corrêa - Oncologista e hematologista infantil


O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte, através de nossa parceria com o Hospital Varela Santiago, tem vários profissionais que escolheram a pediatria para o exercício de suas profissões, pediatras comprometidos em ajudar a crianças e adolescentes a vencerem o Câncer Infantil.


Com metabolismo diferente dos adultos, crianças e adolescentes requerem cuidados específicos, alinhados com a necessidade particular de sua condição médica. A pediatria oncológica oferece grandes chances de cura, principalmente quando a doença é descoberta em seus estágios iniciais. Felizmente, o câncer infantojuvenil é raro e representa apenas 2% de todos os casos que comete recém-nascidos a jovens de 19 anos. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o biênio 2020-2022 foi de que houvesse 8.460 novos casos por ano em nosso país, por outro lado, por possuir características próprias e bem diferentes em relação ao câncer em adultos, o câncer infantil – quando diagnosticado precocemente – tem chances de cura de 80%.






https://www.rededorsaoluiz.com.br/especialidades/pediatria/pediatria-oncologica

Comments


INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page