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CONHEÇA O GACC-RN

História do GACC-RN

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN foi oficialmente constituído em 07 de junho de 1990, pelo trabalho de voluntários que realizavam visitas descentralizadas aos pacientes internados no Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS). Percebendo as dificuldades crescentes dos pacientes e seus acompanhantes em dar continuidade ao tratamento, por falta de condições financeiras para cobrir despesas básicas, como alimentação e transporte, um grupo de três mulheres começou a ajudar as mães e em seguida alugou uma sala, onde produtos captados entre amigos eram vendidos e o dinheiro arrecadado revertido em ajuda para essas famílias. Com o passar do tempo, a demanda só aumentava. A necessidade de um local adequado, para tomar banho, lanchar e descansar era latente. Então, em dezembro de 2002, o grupo alugou uma casa vizinha ao hospital, na avenida Mal. Deodoro da Fonseca, reformada com a ajuda de doações, onde o GACC-RN funcionou até maio de 2006.

A casa possuía seis cômodos, atendendo mais de uma centena de crianças, precariamente divididos da seguinte forma:

 

  • 1ª Sala – Bazar;

  • 2ª Sala – Diretoria, Secretaria, Assistência Social e Psicologia;

  • 3ª Sala – Dormitório com dois beliches, um berço e alguns colchões

  • 4ª sala – Dormitório com dois beliches, um berço e alguns colchões;

  • 5ª sala – Sala de Tv / Reuniões;

  • 6ª sala – Refeitório / espaço dividido para cozinha, lavanderia, depósito e atividades com as crianças.

Ainda nesse período, devido à demanda crescente no amparo às famílias, alugou-se um outro espaço, localizado na Travessa Ponciano Barbosa, n° 282, no Centro, no qual funcionavam um bazar e o setor de telemarketing, iniciando suas atividades.

Em 2005 a casa da Deodoro apresentava sérios problemas estruturais. Mediante à falta de espaço, à situação precária da casa e ainda à dificuldade de arcar com os custos de aluguel e outras despesas, o grupo de voluntários e colaboradores notou a necessidade urgente da realização de uma campanha em prol da aquisição da sede própria - surgia assim as campanhas Super Amigos do GACC e Doe o Troco. 

 

Em 2006, após o desabamento de parte do teto, a casa foi comprada pelo Hospital Infantil Varela Santiago que desejava ampliar seu setor de oncologia. Devido à necessidade de desocupação da casa, um novo espaço foi alugado: uma casa na Av. Jundiaí, N°453, onde passou a funcionar o setor administrativo da entidade, o Lar Esperança (local onde as crianças e suas famílias se hospedavam) e o bazar, permitindo que no espaço da Travessa Ponciano Barbosa funcionasse exclusivamente o telemarketing, principal fonte de renda da instituição.

 A casa da Av. Jundiaí foi adaptada e atendia 283 crianças. Era composta de:

  • Três quartos equipados de 07 beliches cada;

  • Um banheiro para as crianças e um para os adultos;

  • Uma pequena área adaptada como sala de leitura;

  • Acesso lateral para os escritórios (secretaria, gerencia administrativa, setor financeiro e depósito de fraldas, setor psicossocial, nutricional, despensa e equipe do “Cidadão Nota 10”, além de servir de apoio às demais coordenações), também utilizada como garagem e espaço de recreação;

  • Cozinha pequena e sem estrutura adequada e equipamentos.

  • Pequeno refeitório que também é utilizado como sala de TV. (sem armários suficientes para acomodar os pertences das crianças e acompanhantes);

Campanhas "Superamigo GACC" e "Doe o Troco'

 

Com o apoio da mídia local, em especial da TV Cabugi e Tribuna do Norte, conclamando todos a se unirem em prol da construção da sede, o grupo lançou a campanha “SUPERAMIGO GACC”. Artistas plásticos, empresários e a população norte-rio-grandense se sensibilizaram e contribuíram com a causa. A campanha também trouxe a venda de camisetas de super-heróis que foi amplamente difundida no estado. O conjunto de ações resultou na aquisição do terreno e, em seguida, a instituição contou com a ajuda de um grupo de italianos que custeou a mão-de-obra da 1ª fase da obra.

 

O grupo iniciou um processo contínuo e gradual de reestruturação institucional. O organograma foi reformulado, rotinas foram definidas e os procedimentos adequados à nova realidade da sede. Voluntários e funcionários foram capacitados de acordo com as suas funções. O GACC-RN recebeu do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) o título de Utilidade Pública Federal, complementando os títulos adquiridos anteriormente na esfera municipal e estadual e a Instituição passou a ser identificada como referência no apoio àqueles que precisam de ajuda para vencer o câncer.

 

Com a campanha da construção e todo o trabalho de reestruturação administrativa, outros parceiros foram se agregando e em março de 2006, através de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (SETURN) foi lançada a campanha “Doe o Troco”. Os resultados proporcionaram, no final do mesmo ano, a compra do 1º veículo adquirido pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer, uma kombi Zero km, ano 2006/2006, motor 1.4. A Kombi substituiu o Fiat utilitário, modelo 1980, doado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que em conjunto com os carros dos voluntários, até então, servia para o traslado das crianças e todo o trabalho administrativo da Instituição.

Após formar uma grande corrente de voluntários, de mães e de funcionários e com o apoio da sociedade em geral, promovendo eventos, realizando ações, arrecadando e cadastrando notas fiscais na Campanha “Cidadão Nota 10”, entre tantos outros esforços empreendidos, o GACC-RN, em 18 de Julho de 2009, aos 19 anos de existência, recebeu a população norte-rio-grandense e visitantes para a inauguração da tão sonhada sede. A primeira sede própria do GACC-RN trouxe a redução de gastos com aluguéis, melhores condições de acomodação aos usuários e acompanhantes, melhores condições de trabalho para funcionários e dezenas de voluntários, além da oportunidade de ampliação do número de beneficiários, uma vez que a demanda é crescente.

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