top of page

NOTÍCIAS

Setembro dourado "A importância de se atentar aos sinais e sintomas do câncer nas crianças"

Infelizmente não é possível falar em prevenção ao câncer infantil, já que é uma doença diferente do adulto. O adulto, por exemplo, sabemos que se ele fumar, há risco de ter um câncer de garganta. Se não fazer uma atividade física, não ter hábitos de vida saudável. Isso é diferente com a criança. Não existe o que se possa fazer para prevenir, por isso que são importantes os sinais e sintomas. É preciso estar alerta para que qualquer alteração que seja percebida, o que dificulta ainda mais a realidade das crianças e dificulta o diagnóstico é o fato dos sintomas serem muito parecidos com as doenças rotineiras da infância. Quanto antes suspeitar, fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, o prognóstico e a sobrevida do paciente será melhor.

O câncer infantil e juvenil pode se manifestar desde o nascimento. Nas crianças, na maioria das vezes, são células embrionárias. Os tipos mais comuns são as leucemias agudas, que é o principal câncer infantil, seguidas de tumores de sistema nervoso central (que acometem mais as crianças pequenas), e os linfomas que acometem mais os adolescentes.


Os sintomas são muito parecidos com doenças comuns na infância. Febre recorrente que não se encontra a causa, precisa ser investigada. Manchas roxas que aparecem pelo corpo sem batidas, vômitos, dor de cabeça, mudança de comportamento, irritabilidade. Criança feliz, é barulhenta. Se a criança mudou o comportamento tem que ligar o alerta, porque alguma coisa pode estar alterada no sistema nervoso central, por exemplo.


Há outros sintomas que também precisam de atenção. O retino blastoma, que é o câncer nos olhinhos, se manifesta com o estrabismo. Às vezes se tirar uma foto com flash e ficar uma manchinha branca no olho. Este é um sinal de alerta e os pais devem procurar o pediatra para avaliar e ele dará o encaminhamento necessário. Dor óssea também é preciso ficar alerta. Existe a dor do crescimento? Existe sim. Mas a dor do crescimento acontece mais no fim do dia, alivia com repouso ou com uma analgesia simples. Não tendo o alívio desta dor, ela sendo persistente, é preciso pensar nas leucemias ou nos tumores ósseos. Aumento no volume abdominal, também deve acender o alerta para os casos de tumores abdominais na infância que também são bastante comuns.

Resumo sobre câncer infantil

  • Atinge crianças e adolescentes.

  • Não está relacionado com a exposição a fatores ambientais.

  • Tende a responder melhor aos tratamentos disponíveis atualmente do que os cânceres observados em adultos.

  • Entre os seus tipos mais comuns estão: leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfoma, neuroblastoma e tumor de Wilms.

  • Cada caso é único, e somente um profissional poderá indicar o melhor tratamento.

  • Seus tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Características do câncer Infantil.

O câncer infantil afeta crianças e adolescentes. Quando comparado aos cânceres que acometem adultos, o câncer infantil possui algumas diferenças. A primeira característica é o fato de que nele as células se multiplicam de maneira muito mais rápida que em adultos. Além disso, devido à natureza embrionária predominante, os tumores em crianças e adolescentes são formados por células indiferenciadas, o que aumenta as chances de melhor resposta aos tratamentos.








INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page