top of page

NOTÍCIAS

Quais os Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço?


O que é?


Os cânceres de cabeça e pescoço são os tumores malignos que atingem os seios da face a cavidade nasal, e a boca, laringe ou faringe, a pele da face, do pescoço e do couro cabeludo; as neoplasias malignas das glândulas salivares e também o câncer da glândula tireoide e das paratireoides sendo mais comum em homens acima dos 40 anos.


Ocorrências


Em 2018, foram estimados 246 mil casos novos de cânceres de língua e cavidade oral em todo o mundo. No Brasil, o câncer de cavidade oral constitui-se o sexto tipo de câncer mais frequente em homens, segundo o INCA (2019). O câncer da boca pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Em 2017, ocorreram 4.923 óbitos em homens e 1.372 óbitos em mulheres. O número de casos novos para este tipo de câncer, esperados no Brasil, para o triênio 2020-2022, será de 11.180 casos/ano em homens e de 4.010/ ano em mulheres. Quanto ao câncer de laringe, que também é considerado um tipo de câncer de cabeça e pescoço, espera-se para este triênio (2020-2022), 6.470 casos novos em homens e de 1.180 em mulheres. No Brasil, ocorreram, em 2017, 3.899 óbitos em homens e 602 óbitos em mulheres.


Quais São os Fatores de Riscos?


Tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos) e bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco e a combinação destes potencializa o desenvolvimento dessa doença , levando a um risco 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem , este comportamento também está associado a casos de doença mais agressiva); o excesso de gordura corporal também é um fator de risco, a exposição ao sol sem proteção (importante risco para o câncer de lábio) , a exposição ocupacional a alguns elementos (como pó de madeira, produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e o amianto) para o câncer de laringe e infecção pelo Vírus do Papiloma Humano, o HPV para câncer de orofaringe, sim, é o mesmo que pode ser encontrado no câncer de colo de útero.



Prevenção


Além da intensificação das campanhas contra o fumo e o álcool nos últimos anos, vemos a importância de falar do impacto do HPV nos carcinomas de cavidade oral e orofaringe. Em um período de 20 anos, a prevalência deste câncer relacionado ao HPV, avançou de menos de 20% para mais de 70% nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

O perfil destes pacientes, com câncer de cavidade oral associado ao HPV tende a ser caracterizado por um grupo de pacientes mais jovens, com menos de 50 anos, não fumantes ou fumantes ocasionais, não consumidores de álcool.

O HPV é uma infecção sexualmente transmitida; portanto, fatores como um início precoce da vida sexual, grande número de parceiros sexuais, a prática do sexo desprotegido e do sexo oral desprotegido foram incluídos como fatores de risco para infecção por esse vírus na mucosa da cavidade oral e orofaringe. O HPV também está associado à formação de células cancerígenas (carcinogênese) na cavidade oral e orofaringe, mais especificamente o HPV16 e o HPV18. O fato de haver dois subtipos de HPV mais relacionados ao CCP, pode nos mostrar o impacto positivo da vacina do HPV na prevenção desta doença.


Diagnóstico Precoce e Tratamento


A boa notícia é que os tumores de cabeça e pescoço quando são diagnosticados precocemente são muito curáveis. O tratamento depende de cada caso e houve evolução nos últimos anos. Existem, atualmente, tratamentos que evitam cirurgias mutilantes do ponto de vista estético e funcional, que envolvem radioterapia e quimioterapia e eventualmente drogas biológicas. Os tratamentos são efetivos para maioria dos pacientes com doença ainda localizada e em estádios iniciais e os avanços dos tratamentos reduziram muito os efeitos colaterais e hoje os pacientes têm mais qualidade de vida. O tratamento deste tipo de câncer, envolve diversos profissionais: oncologistas, radiologistas, físicos, enfermeiros e nutricionistas. Em alguns casos é necessário a reabilitação, situação que merece muita atenção. O fonoaudiólogo é um dos profissionais essenciais nessa fase.



Ações que Fazem a Diferença


  • A alimentação pode ajudar nessa prevenção, pois, alguns alimentos servem como protetores para estes tipos de tumores, como frutas frescas (não processadas ou secas), verduras folhosas, fontes de vitamina A (gema de ovos, óleo de peixe, alimentos ricos em carotenos com cenoura, manga e mamão) e fontes de vitamina C (como frutas cítricas por exemplo: laranja, acerola e outras).

  • Evitar o tabaco: para os que fumam, devem interromper o hábito, procure ajuda médica se for o caso. Para quem não fuma, evite ambientes com fumaça de cigarro.

  • Usar chapéu, boné, filtro solar e ter o hábito de evitar exposição nos horários de maior insolação, isto contribui para reduzir o risco de câncer de pele nesta região de cabeça e pescoço.

  • Para a prevenção do câncer de orofaringe é fundamental a prática do sexo de forma segura e muito importante a vacinação contra o HPV para as crianças de ambos os sexos, antes do início da vida sexualmente ativa.

  • Evitar o consumo de álcool.

Campanha


Em Julho ocorre o mês de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço com vista em alerta para os cuidados, medidas de prevenção, incentivo a pratica de hábitos saldáveis. Quando se fala de câncer prevenir e identificar previamente é ainda a melhor oportunidade de cura.


Esse Artigo foi útil para você? Deixe aqui a sua opinião e sugestão.



INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page