top of page

NOTÍCIAS

Dia Mundial do Doador de Sangue - 14 de junho.



Quem pode doar sangue?


Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:


Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.

Não estar em jejum.

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Pesar mais de 50kg.

Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.


Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses. Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias. Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV. Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação. Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas. Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.


COMO DOAR SANGUE NA PANDEMIA DO COVID-19?



Mesmo que você more em uma cidade na qual haja uma campanha para os moradores ficarem em casa, a maioria dos bancos de sangue permanece aberta porque eles prestam um serviço essencial.


Os bancos de sangue estão tomando precauções extras para ajudar a manter os doadores protegidos contra o coronavírus (COVID-19). Ligue para o banco de sangue local para perguntar quais medidas estão sendo tomadas e agende um horário.


COMO SE PREPARAR PARA A DOAÇÃO DE SANGUE?


Alimente-se de forma leve e saudável antes de doar: Faça uma refeição saudável, evite comidas gordurosas como batatas fritas ou sorvete. Coma alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, peixe, frango, feijão, espinafre, cereais com ferro ou uvas passas.

Hidrate-se: Beba mais meio litro de água (ou outra bebida não alcoólica) antes do início da sua sessão.

Descanse bem: Durma bem na noite anterior à doação.


O QUE ESPERAR DA DOAÇÃO DE SANGUE?


Em geral o processo todo leva cerca de 1 hora.

Inscreva-se: Ao chegar, você fará o seu cadastro, mostrará um documento de identidade com foto e deverá ler algumas informações necessárias, no caso de hemocentros públicos, é solicitado também o cartão do sus. Forneça um breve histórico médico: Você precisará responder a algumas perguntas em uma entrevista privada e passará por um exame de saúde geral. Faça sua doação: Você se sentará confortavelmente enquanto cerca de meio litro de sangue será retirado. A doação em si demora apenas de 8 a 10 minutos. Aproveite o lanche: Após a doação, você receberá um lanche e uma bebida. Relaxe por 10 a 15 minutos antes de continuar com o seu dia. Planeje sua próxima doação: Você pode agendar sua próxima doação pelo Facebook e a rede social avisará quando sua ajuda for necessária novamente. Em média, uma pessoa pode doar a cada 3 a 5 meses.


A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue. Todos os dias, doadores de sangue ajudam pacientes de todas as idades: vítimas de acidentes e queimaduras, pacientes de cirurgia cardíaca e transplante de órgãos, e aqueles que lutam contra o câncer. Fonte: Cruz Vermelha Americana

COMO A SUA DOAÇÃO DE SANGUE AJUDAM OS PACIENTES QUE PRECISAM?

  • Pacientes com câncer precisam de sangue.

  • Pacientes com anemia falciforme precisam de sangue.

  • Pacientes vítimas de acidentes e queimaduras precisam de sangue.

  • Pacientes com doenças crônicas precisam de sangue.


A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue. Todos os dias, doadores de sangue ajudam pacientes de todas as idades: vítimas de acidentes e queimaduras, pacientes de cirurgia cardíaca e transplante de órgãos, e aqueles que lutam contra o câncer.


CASO EU NÃO POSSA DOAR?


Nem todo mundo pode doar sangue, mas essa não é a única forma de ajudar a resolver o problema da falta de sangue. Conscientizar as pessoas também é importante. Compartilhe a ferramenta Doações de Sangue com seus amigos e conte a eles por que isso é importante para você.


RECURSO DE DOAÇÃO DE SANGUE DO FACEBOOK.




Desde 2017, o Facebook tem trabalhado junto a centros e organizações de doação ao redor do mundo, para ajudar a aumentar a doação voluntária de sangue.


Com o recurso doação de sangue do Facebook, as pessoas podem se inscrever para serem notificadas quando centros locais necessitarem de doação de sangue.


Clique no link para usar a ferramenta: facebook.com/doesangue



Fontes:


Comentários


INCRÍVEL!
Recentes