top of page

NOTÍCIAS

Como Identificar o Câncer Infantil


É unanime, o pensamento de que as crianças não deveriam passar por nenhuma dificuldade, criança, foi feita para brincar, correr, pular e ser feliz. contudo, existe uma ameaça invisível e crescente que está roubando esses privilégios que as crianças possuem.


Todos os anos, mais de 400.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com câncer. A taxa de sobrevivência depende da região, com 80% de sobrevivência na maioria dos países de alta renda, mas tão baixa quanto 20% apenas em países de baixa e média renda.


O maior desafio ainda são as que permanecem sem diagnóstico e sem notificação, pois 80% dessas crianças são de países de baixa e média renda, onde os sistemas e os serviços de saúde são inacessíveis e os medicamentos essenciais ou não estão disponíveis ou são muito caros.


A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Iniciativa Global para o Câncer na Infância, objetiva fazer com que esse tipo de câncer seja uma prioridade nacional e global, a fim de eliminar a dor e o sofrimento das crianças que lutam contra a doença e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as que são diagnosticadas em todo o mundo, até 2030. Isso representa aproximadamente o dobro da taxa de cura atual, e poderá salvar a vida de mais de um milhão de crianças na próxima década.


Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais.

Enquanto muitos cânceres adultos têm sido associados a questões ambientais, ocupacionais ou de estilo de vida, como dieta, álcool e tabagismo, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas.


Os sintomas abaixo apresentam sinais de alerta para o câncer infantil e devem ser avaliadas por um médico:

  • Febre persistente sem causa identificada;

  • Manchas roxas sem machucados visíveis ou sangramento inexplicável (boca, nariz, ouvido e ânus);

  • Aumento do volume abdominal ou dores constantes na barriga;

  • Perda de peso;

  • Íngua com crescimento progressivo;

  • Crescimento dos olhos ou conjuntivite crônica;

  • Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;

  • Anemia inexplicável ou palidez acentuada;

  • Vômitos acompanhados de dores de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;

  • Reflexo branco na pupila ao incidir a luz (olho de gato).


Fontes:





INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page