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Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setubal



No Último dia 30, foi realizado pela Fundação José Luiz Egydio Setubal uma live para premiar os vencedores do prêmio de comunicação da Fundação desse ano. A live foi transmitida pelo You Tube, através do canal Saúde da Infância da FJLES e contou com a apresentação de Lucila Pinto e com a presença do próprio Dr. José Luiz Egydio Setubal.


“O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal, focado na saúde da criança e do adolescente surge nesse contexto para promover junto aos meios de comunicação, mídias sociais, produtores de informação e jornalistas o tema da saúde da criança e do adolescente visando ampliar e qualificar o debate, além de ampliar o entendimento do campo como uma especialidade focada na prevenção individual e coletiva.


A FJLES acredita no poder da informação para que a sociedade, em especial, pais, cuidadores e tomadores de decisão consigam garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Entendemos que a população deve estar consciente da importância da procedência da informação, valorizando o caráter científico e a democratização ao acesso a conteúdo relevantes.


Ao reconhecer as mudanças ocorridas na veiculação de informações relacionadas aos novos formatos e aos produtores de conteúdo para além do jornalismo tradicional, a criação deste prêmio amplia os horizontes ao englobar os atores emergentes. Tais produtores de conteúdo, no entanto, devem atender aos cuidados de apuração de investigação e reportagem pautada pela ética e responsabilidade tanto na sua realização como na disseminação, em oposição a fake news e ao uso apelativo da opinião e alarmismo, visando troca de experiência, mudança de comportamento e transformação da sociedade em relação ao público foco”.


A premiação possui cinco categorias para iniciativas/reportagens de conteúdo informativo. As categorias contemplarão profissionais já formados e, dentro de cada uma, encontramos uma subcategoria que irá contemplar estudantes de graduação.


● Texto: reportagens ou séries de reportagens em meio impresso ou digital.

● Áudio: reportagens ou séries de reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast

● Vídeo: reportagens ou séries de reportagens para a TV em geral ou em plataformas de vídeos como o YouTube ou Vimeo.

● Iniciativas digitais: conteúdo para sites/plataformas ou mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, dentre outras. Séries de vídeos ou podcasts que não se encaixem no conceito “reportagem” .

● Campanhas de comunicação: iniciativas produzidas por entidades de classe de saúde, Organizações da Sociedade Civil ou coletivos de comunicação sobre temas relacionados à causa da saúde de crianças e adolescentes.


O projeto TV GACC-RN se inscreveu nas 04 ultimas categorias acima e foi selecionada como finalista na categoria de campanha de comunicação reportagens, pela série de vídeos do Papo Web sobre saúde, onde Médicos foram entrevistados pelos seus próprios pacientes do GACC-RN, onde temos crianças entrevistando adultos para uma melhor compreensão dos temas de saúde por meio do público infantil.


Ao todo, foram 30 finalistas e o GACC-RN concorreu diretamente como nomes como: Instituto Beaba, Instituto Desiderata e Abrace. Para o TV GACC-RN figurar entre os finalistas como Globo News, Veja Saúde, Band News, Jornal da Record CNN foi uma grande vitória e coroa o ciclo do projeto TV GACC-RN que se fecha nesse momento. O projeto que teve apoio do Criança Esperança, enfrentou muita dificuldade durante a pandemia para produzir seus conteúdos e foi preciso várias vezes se reinventar para poder entregar conteúdo semanal e conteúdo de qualidade.

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