top of page

NOTÍCIAS

Hemofilia. Ela precisa ser lembrada.


Comemorado na data 4 de janeiro, o dia do Hemofílico, tem como objetivo chamar atenção à Hemofilia, um distúrbio genético hereditário que prejudica a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação, que é usado para parar hemorragias. 📣


Sintomas: 😷


Os sintomas podem ser identificados logos nos primeiros anos de vida do bebê, no entanto podem também ser identificados durante a puberdade, adolescência ou vida adulta, principalmente nos casos em que a hemofilia está relacionada com a diminuição da atividade dos fatores de coagulação. Assim, os principais sinais e sintomas que podem ser indicativos de hemofilia são:


- Aparecimento de manchas roxas na pele;

- Inchaço e dor nas articulações;

- Sangramentos espontâneos, sem razão aparente, como na gengiva ou nariz, por exemplo;

- Sangramento durante o nascimento dos primeiros dentes;

- Hemorragias difíceis de parar após um simples corte ou cirurgia;

- Ferimentos que demoram muito tempo para cicatrizar;

- Menstruação excessiva e prolongada.


Tratamento: 😊


Não há cura para a hemofilia, mas existem vários estudos que procuram a melhora do tratamento. Controla-se a doença com injeções regulares dos fatores de coagulação deficientes. Dependendo da severidade da patologia, são necessárias aplicações mais frequentes de plasma, o componente líquido do sangue. Fisioterapia também é aconselhada, por diminuir a chance de hemorragias, por conta do fortalecimento muscular.



INCRÍVEL!
Recentes
Sinais do Câncer Infantil
Tags
RSS Feed
bottom of page