Copyright ©2018 GACC-RN - Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte - CNPJ: 41.007.923/0001-52 - Natal, RN, Brasil. CEP: 59020-500

Comunicação Institucional do GACC-RN | Daniel Herrera

Conheça o projeto "Flor de Cactos"

22/6/2018

 

Há dois anos, o GACC-RN realiza um trabalho de musicalização com suas crianças que tem trazido resultados surpreendentes. Nos últimos meses, algumas dessas crianças manifestaram, espontaneamente, um interesse em especial: criar suas próprias composições e gravar um CD. Para tornar real o sonho das crianças, surgiu o projeto FLOR DE CACTOS.


As músicas compostas pelas crianças em oficinas de arte resultarão em um CD com 10 faixas, com participação de artistas potiguares, gravado e mixado por profissionais de renome no estado e no país. Além de compor, as crianças têm aulas de musicalização e percussão e produzem seus próprios instrumentos a partir do reaproveitamento de materiais.

O projeto irá contemplar oficinas de percussão e expressão musical, trabalhando a harmonia, poesia e composição, além do objetivo maior de execução e produção do CD. Para cumprir todas as metas, o Grupo lança mão do Financiamento Coletivo e conta com a colaboração da sociedade potiguar e da imprensa local que sempre apoia as ações da instituição. Em 2009, o GACC-RN alcançou o sonho da sede própria, um prédio de 4 andares e 22 quartos construído integralmente a partir de doções e do apoio da mídia.

Além de contribuir com a divulgação, alguns artistas, produtores e profissionais da música no estado, sinalizaram interesse em gravar e participar do processo com as crianças. Nomes com Marina Elali, Nara Costa, Marcílio Amorim, Tatiane Fernandes, Tony Gregório e Camila Pedrasoli fazem parte dessa lista, que só aumenta.


Você também pode ajudar!

Você também é fundamental nesse processo. Precisamos da sua doação! Já pensou como será mágico ouvir as canções das crianças e saber que graças a você elas se tornaram artistas de verdade?

 

Entenda o Projeto

Quando a professora de artes Rafaela Brito chegou no Grupo em 2016 como voluntária, o objetivo era fazer algumas oficinas e despertar o interesse artístico das crianças e adolescentes assistidos. A artista uniu a pintura e a musicalização infantil em suas oficinas e trabalhou todo o potencial criativo das crianças. As oficinas deram tão certo, que as crianças não deixaram ela ir embora e a professora passou a fazer parte do quadro de colaboradores da instituição.

Rafaela percebeu que além do conhecimento, estes dois campos da arte, música e pintura, são capazes de acessar positivamente o estado emocional das crianças. Com o aperfeiçoamento deste processo surgiu a "Bandinha do GACC" que realizou uma apresentação pública no Parque das Dunas no Setembro Dourado de 2017.

A bandinha do GACC-RN recebeu o nome "Flor de Cactos“, uma analogia entre as dificuldades no enfrentamento do câncer, representadas pelos espinhos da planta, e o talento que aflora nos momentos sensíveis, que são as flores que brotam em meio à dor e o sofrimento. Mais que isso, o cactos é símbolo de força e resiliência em ambientes áridos, crescendo com a força do sol e fortalecendo-se com o que tem ao redor.

 

 

 

 

Assim nasceu um projeto artístico, com a linguagem musical, com objetivo de estimular a criatividade de forma lúdica, ampliar as possibilidades de expressão e apresentar obras musicais compostas e interpretadas por crianças e para crianças.

 

O potencial desta atividade é restaurador. Um processo importante para o aperfeiçoamento e para a elevação da autoestima, além de aguçar a sensibilidade musical, a criatividade, o intelecto, o físico, o psíquico, a concentração, o equilíbrio emocional e a autoconfiança.

 

O CD "Flor de Cactos" estará a venda na lojinha da instituição e irá contribuir com a manutenção da casa, que disponibiliza assistência social para os famíliares, atendimento psicológico, pedagógico, nutricional e odontológico, traslados para os hospitais, seis refeições diárias, hospedagem, auxílio com medicamentos, auxílio jurídico e cestas básicas para as famílias necessitadas, além de festas e das atividades culturais e recreativas.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

INCRÍVEL!

Nota Potiguar

June 11, 2019

1/3
Please reload

Recentes

June 11, 2019

Please reload

1/9
Sinais do Câncer Infantil
Tags