top of page

VOLUNTARIADO

O que é um voluntário?

Quem conhece o GACC-RN sabe da importância do nosso voluntariado em nossas ações. Eles são fundamentais para qualquer ação feita por nossa equipe, a começar pela nossa diretoria, que é toda composta por voluntários.

 

Definir o os sentimentos de quem vive a experiência do voluntariado é uma tarefa fácil, afinal é uma unanimidade que o maior beneficiado com o trabalho voluntário é o próprio voluntário. Na verdade o seu trabalho vai além de sua doação de tempo  e expertise; Praticado por 11% da população brasileira, o trabalho voluntário não faz bem somente a quem é ajudado. Além de trazer relevância a seu currículo, fazer o bem para o outro traz diversos ganhos à  saúde emocional e física. Segundo estudo da Universidade de Michigan (EUA), quem faz trabalho voluntário é movido exclusivamente pelo amor e vive em média quatro anos mais do que as outras pessoas. Segundo levantamento feito pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros de 135 municípios, 11% da população brasileira faz trabalhos voluntários e 28% já realizou algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar outra pessoa. Com base nesses dados, podemos dizer que cerca de três em cada dez pessoas já realizaram ações voluntárias ao longo da vida. Ainda de acordo com o Datafolha, 58% das pessoas entraram no voluntariado para serem solidários, enquanto 18% disseram que iniciaram a prática por influência de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que entraram por satisfação pessoal.

Além de proporcionar crescimento pessoal, profissional e prestar um excelente serviço para a comunidade, o trabalho voluntário facilita o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, proporcionando o desenvolvimento de novas habilidades, a capacidade de trabalhar em grupo e de se relacionar positivamente com pessoas de diferentes perfis.

Por que ser um voluntário?

O que faz um voluntário?

O GACC-RN conta com diversos setores que o voluntário pode atuar. Nossa instituição fornece serviços de odontologia, psicologia, transporte, assistência social, nutricional, pedagógica, conta com um bazar solidário, organiza eventos especiais, além de servir seis refeições por dia e muito mais que você pode participar. Tudo isso organizado pela nossa diretoria, que é composta apenas por voluntários.

Lei do Serviço Voluntário

Art 1 º - Considera-se serviço voluntário, para fins desta lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoas físicas, a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Parágrafo único: O Serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem de obrigação de natureza trabalhista, previdenciária e afins.

seja um voluntario.png

Se inscreva hoje!

Venha fazer parte do nosso time de solidariedade!

Obrigado pelo envio!

bottom of page